fbpx

Mia Cara promove a exposição Rigenera no Espaço Cultural BRDE

Além da mostra de arquitetura e urbanismo, evento terá ciclo de palestras com arquitetos italianos e brasileiros

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebe, de 18 a 22 de setembro, a mostra internacional “Rigenera”. Promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, a mostra integra o festival de cultura italiana Mia Cara. Com o tema “Regeneração”, a exposição conta com 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna realizado pelo Ministério da Cultura da Itália dentro do Festival de Architettura 2023.
Com o início do novo milênio, surgiu na Itália a necessidade de considerar o solo como um bem público, o espaço aberto, o vazio como fatores de qualidade do ambiente urbano. Iniciado em 2016, na região de Emilia Romagna (ao Norte da Itália), o movimento urbanístico Rigenera tem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação.

A partir de um decreto governamental, foi aprovado um edital para a apresentação de projetos de qualificação e segurança das periferias na Itália. Segundo Nadia Calzolari, o edital foi um grande sucesso, com a apresentação de 120 projetos que envolveram áreas periféricas e abandonadas em toda a Itália. “A principal motivação da iniciativa foi enfrentar o problema do abandono das periferias urbanas e promover a sustentabilidade ambiental”, afirma a arquiteta.

Para Nadia, o arquiteto, neste processo, é ao mesmo tempo o idealizador da configuração morfológica e o coordenador da participação. “É seu papel específico ser o diretor da modificação, que deve orientar com respeito à memória dos lugares, com sensibilidade atenta à contemporaneidade cultural e artística”, conclui Nádia.

Entre os exemplos bem sucedidos estão as requalificações da antiga estação ferroviária de Porta Romana em Milão, que deu origem a um novo bairro residencial, comercial e cultural; da antiga fábrica de Mira Lanza em Roma, que foi transformada em um centro cultural e a área industrial de Porto Marghera em Veneza, que foi transformada em um parque urbano.

Ciclo de Palestras e lançamento de manual – Nos dias 14 e 15 de setembro, também no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, acontece o ciclo de palestras sobre regeneração urbana com a presença dos arquitetos brasileiros Fernando Canalli, Mauro Magnabosco, do designer argentino Christian Ullmann e dos arquitetos italianos Giorgio Teggi, Corrado Bondavalli e Nadia Calzolari (confira na programação abaixo). O número de vagas é limitada e a participação é gratuita mediante inscrição no site https://miacara.com.br/rigenera/

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná lança no dia 14 de setembro, às 14h, o“Manual orientativo de contratação de projetos de arquitetura e urbanismo via concurso público” e o “Vídeo Institucional para contratação de projetos via concurso público”. Na ocasião também será realizada uma Mesa-redonda com os arquitetos Jeferson Navolar – Coordenador da comissão de concursos do IAB/PR; Orlando Busarello – Slomp & Busarello Arquitetos; João Virmond Suplicy – Conselheiro Vitalício e Coordenador de Relações Internacionais da Direção Nacional do IAB e André Prevedello – AP Arquitetos – Escritório vencedor do Concurso Eco Parque Itaipu e Luiz Eduardo Bini – Presidente do IAB/PR.

Festival Mia Cara – Idealizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, é o principal festival de cultura italiana realizado no Brasil. Programado para acontecer em setembro de 2023, a décima primeira edição do Mia Cara contará com uma semana de cinema, leitura dramática, ciclo de debates sobre o escritor Ítalo Calvino, apresentações musicais, exposição de arquitetura, ações de gastronomia e a iluminação de pontos turísticos na cidade de Curitiba. A realização é da Unicultura com patrocínio do Grupo CAW, Siderquimica, Santa Maria e Tintas Rochesa.

S E R V I Ç O

EXPOSIÇÃO RIGENERA

Data da abertura: quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Horário: às 10h

Período de visitação: de 18 a 22 de setembro de 2023

Horário: de segunda a sexta das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Endereço: Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória

Entrada gratuita

Informações: 41 3219-8184

CICLO DE PALESTRAS
Quinta-feira, 14 de setembro de 2023 – Com mediação de Rosane Popp
19h20 – Fernando Canalli – “Orla do Guaíba como Regeneração de Espaço Público”
20h50 – Mauro Magnabosco – “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba”
21h20 – Christian Ullmann – “Sensibilidade projetual: sujeitos diferentes, juntos para a REconstrução REgenerativa”

Sexta-feira, 15 de setembro de 2023 – Com mediação de Flávio Schiavon
10h20 – Giorgio Teggi – “Regeneração & Regenerações – Arte Urbana”
10h50 – Nadia Calzolari – “Regeneração e Participação”
11h20 – Corrado Bondavalli – Regeneração E As Leis Regionais Da Emilia Romagna

Sexta-feira, 15 de setembro – 16H
IAB e Concursos de Projeto!
Lançamento do “Manual orientativo de contratação de projetos de arquitetura e urbanismo via concurso público”
Apresentação: “Vídeo Institucional para contratação de projetos via concurso público”
Mesa redonda com:
-Arquiteto Jeferson Navolar – Coordenador da comissão de concursos do IAB/PR
-Arquiteto Orlando Buserallo – Slomp & Busarello Arquitetos – Jurado do Concurso EcoParque ITAIPU.
-Arquiteto João Virmond Suplicy – Conselheiro Vitalício e Coordenador de Relações Internacionais da Direção Nacional do IAB.
-Arquiteto André Prevedello – AP Arquitetos – Escritório vencedor do Concurso EcoParque ITAIPU.

Palestrantes:

Fernando Canalli – Arquiteto e planejador urbano, integrante do escritório Canalli Arquitetura e formado em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ampla experiência na concepção, desenvolvimento e implementação de projetos arquitetônicos, urbanos e regionais no âmbito do patrimônio natural e construído, uso e organização do território, espaços públicos, desenvolvimento do turismo, instalações públicas e comunitárias, dentro de uma visão integrada do meio urbano. Nas últimas duas décadas, Canalli esteve envolvido no desenvolvimento e implementação de diversos projetos estratégicos no Paraná e há 21 anos é assessor técnico dos prefeitos de Curitiba por 21 anos. Participou da organização da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP-8). Sua experiência internacional inclui planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008), David (Panamá), master plans urbanos para as cidades de Luanda e Cabinda (Angola, 2002-2004), planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008) e um plano urbanístico em Den Hagen, Países Baixos, com foco na neutralização da segregação social (1999), registrado no livro “The Hague”, de Olaf Koekebakker. Como um dos parceiros seniores da JLAA, Canalli coordenou projetos de desenvolvimentos de uso misto envolvendo arquitetura, conexões urbanas, design de espaços públicos, reciclagem de patrimônio / estruturas construídas, participação pública e preocupações ambientais, como o projeto de renovação das docas do Cais Mauá, coordenando o masterplan do Parque Urbano Orla do Guaíba em Porto Alegre, RS.

Mauro Magnabosco – Arquiteto, nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1982. Em seus 40 anos como arquiteto, trabalhou em várias cidades ao redor do mundo. Em Curitiba, trabalha no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano desde 1979, onde foi nomeado presidente de 1994 a 1996. Em 1999 Mauro foi assessor do Ministério do Esporte e Turismo. Participou do desenvolvimento de projetos estruturantes e icônicos para a cidade de Curitiba. Também atuou em cenários nacionais e internacionais, como consultor técnico para Foz do Iguaçu e Brasília, Luanda em Angola, Choloma em Honduras e na República Dominicana. Atualmente no IPPUC, está envolvido em diversos projetos relacionados ao transporte e mobilidade, trabalha com a recuperação do centro da cidade e coordena o Projeto de Gestão de Risco Climático – Bairro Novo do Caximba (PGRC- Bairro Novo do Caximba), uma intervenção socioambiental às margens do Rio Barigui em Curitiba.

Christian Ullmann – Graduado em Diseño Industrial pela Universidade de Buenos Aires, reside no Brasil desde 1996. Suas áreas de maior interesse e investigação são as questões ambientais e sociais, que desde o ano 2000 foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Na economia criativa atua na área do design para a inovação social no contexto da economia circular.

Giorgio Teggi – (Scandiano, Emilia Romagna, 1954). Arquiteto. Foi docente no IAAD – Instituto de Arte Aplicada e Design, Bolonha (2017-2020). Participou de concursos e realizou pesquisas no contexto da grande expansão urbana. Em 2015 fundou, com Antonella De Nisco, o LAAI – Laboratório Itinerante de Arte Ambiental que trabalha a revitalização de lugares com ações de arte coletiva e colaborativa. Desde 2022 colabora com a arquiteta Nadia Calzolari em projetos de Regeneração Urbana e Territorial.

Nadia Calzolari – Arquiteta pela Universidade de Florença (1989). Mestra em Marketing e Economia pela Bocconi de Milão e em curadoria de exposições pelo A+A de Veneza. Supervisionou diversos projetos, com instalações e fiscalização de obras comerciais, museais e de exposições. Diretora do Centro Cultural dos Capuchinhos da Emilia-Romagna, idealizou e fundou a revista “LiberArte”, além de editar catálogos e livros. Colabora com empresas internacionais de design, inspirada pela sensibilidade, a pesquisa e desenvolvimento de projetos altamente sustentáveis. Desde 2022 colabora com o arquiteto Giorgio Teggi em projetos de Regeneração Urbana e Territorial.

Corrado Bondavalli – (Reggio Emilia, 1966) Arquiteto pela Universidade de Florença (1994), atuou em projetos independentes, supervisão de obras e consultoria técnica em processos e métodos construtivos. Desde 1999, atua na coordenação de segurança em obras temporárias e móveis. É habilitado para emitir certificado de Desempenho Energético na Construção, sendo também qualificado para gestão técnica de emergência sísmica, levantamento de danos e avaliação de usabilidade. Membro da comissão de qualidade urbana do município de Poviglio. Desde 1997 é perito do Tribunal da Reggio Emilia. Por dois mandatos (2018 a 2003) foi conselheiro da Ordem dos Arquitetos da Província de Reggio Emilia. Seu escritório está baseado na Reggio Emilia.