fbpx

Concerto gratuito celebra o centenário de Maria Callas em Curitiba

Apresentação da soprano Angela Papale e o pianista Fabio Marra acontece dia 06 de dezembro 20H na Capela Santa Maria. Ingressos gratuitos.

A grande intérprete da música lírica Maria Callas será homenageada no mês em que se celebra seu centenário. Os Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília e em colaboração com os Consulados italianos de Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, promovem uma turnê por seis capitais brasileiras com os italianos Angela Papale (soprano) e Fabio Marra (pianoforte) para interpretações de clássicos italianos eternizados na voz de Callas, como Madama Butterfly, de G. Puccini, e Un ballo in maschera, de G. Verdi. Em Curitiba, a apresentação de Angela Papale e Fabio Marra acontece no dia 06 de dezembro, às 20h, na Capela Santa Maria. A entrada é livre.

Maria Callas é uma das grandes vozes da história da ópera. Soprano de grande vocação dramática, dotada de uma excepcional extensão vocal e timbre particular, foi protagonista da época de ouro da ópera italiana, se apresentando nos principais teatros e salas de concerto de todo o mundo. Ainda hoje é lembrada por suas grandes interpretações, tendo sido homenageada com biografias e prêmios – como o Prêmio Maria Callas, realizado anualmente desde 1993 pela Cia. Ópera São Paulo.

A soprano Angela Papale concluiu seus estudos musicais no Conservatório de Milão e aperfeiçoou sua preparação vocal sob a orientação de Magda Olivero, Paolo Montarsolo e Fiorenza Cossotto. Mantém uma intensa atividade concertística na Itália, na Europa, nos Estados Unidos, no México, na China, no Japão, na Indonésia e na América do Sul, despertando em todo lugar o entusiasmo da crítica internacional e o sucesso de público na interpretação do repertório operístico.

Fabio Marra, formado “cum laude” em piano, composição e direção de orquestra, atua como pianista, diretor do repertório sinfônico e operístico e compositor. Realizou vários concertos e turnês na Itália, na Europa, nos Estados Unidos, na China, no Japão e na América do Sul, para importantes Associações e Fundações musicais como Amici della Musica, Radio Televisione Italiana, Festival Rossiniano, Merano Opera. Entre as orquestras dirigidas destacam-se a Accademia Strumentale Italiana, a Sinfonica de Bari, a Nuova Sinfonica de Milão, a Orquestra de Câmara de Merano e a Orquestra de Câmara de Lugano.

Realização – Em Curitiba, a promoção do concerto em homenagem a Maria Callas é do Instituto de Cultura Italiana, Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina. A realização é da Unicultura com produção da Trento Edições Culturais.

SERVIÇO:
Maria Callas 100 anos – com Angela Papale e Fabio Marra
Data: quarta-feira, dia 06 de novembro
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingressos: gratuito – https://www.sympla.com.br/evento/maria-callas-100-anos/2263913