Uma partida amistosa de futebol 7 para recriar o embate histórico entre as seleções de Brasil e Itália que completou 40 anos em 2022 é a grande atração esportiva do Festival Mia Cara 2022.
Em campo, ex-jogadores da seleção brasileira que atuaram no futebol italiano e veteranos do Trieste Futebol Clube, tradicional clube amador de Curitiba ligado à comunidade italiana, relembram a vitória italiana por 3×2 na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha.
O amistoso será no dia 8 de setembro, feriado em Curitiba, às 11h30, no Estádio Francisco Muraro, do Trieste Futebol Clube (Rua Professor Francisco Zardo, 920 – Santa Felicidade). A entrada é franca.
No time brasileiro, vão participar jogadores como o goleiro Júlio Sérgio (ex-Roma), Pedrinho (Catania), André Cruz (Milan e Napoli), Beto (Napoli), Tuta (Venezia), Elói (Genoa), Edmar (Pescara), Tita (Pescara) e Juary (Avelino e Internazionale). Bris Belga
Para representar a Itália, foi montado um combinado de jogadores veteranos que brilharam pelo Trieste como o lateral artilheiro Luizinho Netto, ex-Athletico, o volante Goiano, ex-Paraná Clube, Clodoaldo ex-Colorado, Serginho Zaia, ex-Athletico e Pinheiros e o goleiro Culik, ex Atlético e também os ex-atletas triestinos Veri, Biro, Fito, Omar, Candi e Marcelo.
Segundo o presidente do Trieste, Marcos Anzolin, o clube fica honrado em abrir sua casa para receber o Mia Cara 2022 e montou um combinado “de acordo com a faixa etária do time que representa o Brasil para que a partida seja equilibrada e agradável para todos que comparecerem”.
Brasil x Itália: um jogo que não terminou
Países e culturas unidas pelo futebol, Brasil e Itália, são adversários históricos e já se enfrentaram cinco vezes em Copas do Mundo, inclusive em duas finais (ambas vencidas pelos brasileiros).
Nenhuma destas partidas, porém, é tão lembrada e comentada quando a vitória italiana por 3×2 no dia 5 de julho de 1982, no Estádio Sarriá, em Barcelona, na Espanha. Do lado derrotado, a “tragédia do Sarriá” representou o fim do sonho de título da brilhante geração de jogadores como Zico, Sócrates e Falcão -e teve reflexos no modo brasileiro de jogar futebol.
Do lado vencedor, os três gols do artilheiro Paolo Rossi (1956-2020) abriram caminho para o segundo título mundial italiano e redimiu um time e uma filosofia de futebol até então desacreditados para fundar uma década dourada em que a Itália passou a ser o epicentro do futebol mundial.
O presidente Anzolin lembra que a lendária partida de quatro décadas atrás mexeu com a comunidade ítalo-brasileira de Santa Felicidade: “Eu me lembro que, aos 8 anos, chorei com a derrota brasileira, mas que no dia seguinte todo o bairro passou a torcer para a Itália até a conquista do título”.
Sbandieratori di Arezzo
Antes da partida, às 11h haverá uma apresentação do Sbandieratori di Arezzo, grupo folclórico que promove a tradição medieval italiana de agitar bandeiras. O grupo participa do Mia Cara 2022 com 14 integrantes porta-estandartes que farão apresentações de coreografias com evoluções de bandeiras e trajes medievais multicoloridos. Os portões do estádio Francisco Muraro abrem a partir das 8h. O estádio tem capacidade para 2.43º pessoa, sendo que 430 na arquibancada e 2 mil em volta do campo.
SERVIÇO
Amistoso Brasil x Itália no Mia Cara 2022
Data: 8 de setembro
Horário: 11h30 (os portões abrem a partir das 8h)
Local: Estádio Francisco Muraro – Trieste Futebol Clube
Endereço: (Rua Professor Francisco Zardo, 920, Santa Felicidade)
Entrada franca