fbpx

Purgatório

De 25 DE MAR A 16 DE DEZ

Toda sexta-feira
Horário: das 18h30 às 20h
Youtube: 

Purgatório

Curso de extensão da segunda parte da Divina Comédia, realizada pelo Área de Língua e Literatura Italiana DELEM-UFPR e Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Ministrantes: Luiz Ernani Fritoli e Paoletta Santoro
Organização: Karine Marielly Rocha da Cunha e Paoletta Santoro.
Apoio técnico: Vinícius Peretti

Dante Alighieri
Nascido em Florença, Itália, em 1265, o poeta, médico-farmacêutico e político é considerado pai da língua italiana moderna. Aos 16 anos escreveu o primeiro de seus famosos sonetos de amor, para Beatrice Portinari, musa inspiradora ao longo de sua obra, e após a sua morte em 1290 dedicou-se aos estudos de filosofia latina e religiosa, conhecimentos que inspiraram sua principal obra a “Divina Comédia”. Atuante na política florentina, combateu os cavaleiros de Arezzo, em 1289, fez parte do Conselho dos Cem, que governava a cidade e chefiou uma delegação de embaixadores de Florença a Roma, para negociar a paz com o Papa Bonifácio 8º. Enquanto esteve retido pelo papa, a cidade foi ocupada por uma facção rival, que matou a maioria dos membros do seu partido, foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença e após passar por vários principados, em 1318, foi convidado a ser hóspede de Guido Novello da Polenta, príncipe de Ravena, onde morreu em 1321, o mesmo ano em que terminou de escrever os versos do Paraíso, a parte final de sua “Divina Comédia”.

AULAS ANTERIORES

 

🧗 PURGATÓRIO Canto I, com Prof Dr Luiz Ernani Fritoli UFPR

A UFPR, através de seu curso de Letras Italiano e com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, promove uma série de Lecturae Dantis, de março a dezembro, um canto por semana do Purgatório, segunda parte da Divina Comédia de Dante.
Em agosto de 1373 Giovanni Boccaccio fez a primeira Lectura Dantis: leitura pública e comentários de cantos da Divina Comédia. A prática, inaugurada por Boccaccio, continuou, de modo irregular, ao longo dos séculos, chegando até os dias de hoje. A UPFR, com essa iniciativa, passa a fazer parte dessa história.
Saiba mais em: http://www.letrasitaliano.ufpr.br/
[+] Show More
1 of 3