fbpx

EXPOSIÇÃO RAFFAELLO

DE 06 DE SET A 06 DE OUT

MON – Museu Oscar Niemeyer – Espaço MAC – sala 09
Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Quarta a visitação é gratuita

EXPOSIÇÃO RAFFAELLO

Promovida pelo Consulado da Itália em Curitiba, e integrando o Festival Mia Cara, a multimídia Magister Raffaello, mostra idealizada e realizada pela Magister Art, foi concebida para a comemoração do 500º aniversário de morte de Rafael Sanzio (em 2020). A exposição transporta o visitante em uma viagem pela vida e obra de um dos maiores artistas do renascimento italiano.

Para retratar a carreira desse mestre renascentista, a exposição é dividida em seis salas dentro do espaço do MAC (sala 9) do Museu Oscar Niemeyer, com grandes telas que projetam suas obras a partir de uma cronologia que segue o crescimento humano e profissional do artista, levando o visitante a descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou.

O passeio começa pela sala “Espaços Habitados” com um autorretrato e a cronologia dos principais momentos da vida de Rafael Sanzio e segue pelas salas temáticas “Encontrando Equilíbrio”, “A Espiritualidade Nobre”, “Os Aposentos Papais” e “Utopia e Poder”. A visita pode ser acompanhada de um áudio-guia, que estará disponível no museu. A curadoria de Magister Raffaello é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.

 

Um dos maiores artistas do renascimento italiano

Rafael Sanzio nasceu em Urbino, na Itália central, em 1483, e morreu em Roma, em 1520. Ao longo dos séculos, após sua morte, com apenas 37 anos de idade, sua fama foi se consolidando, e Rafael se tornou um dos artistas mais estudados e admirados do mundo.

O artista viveu e trabalhou nos centros mais importantes do Renascimento italiano: Urbino, Città di Castello, Florença e Roma. Ao longo de sua jornada, assimilou um conceito fundamental: a arte pode enriquecer muito a vida de uma pessoa. A arte, com suas formas belas e agradáveis, representa uma condição ideal de bem-estar, felicidade e serenidade a que o ser humano, ao longo dos séculos, sempre aspirou.