Visconti, Bravissimo!
Maratona de Filmes
Um dos grandes nomes do cinema italiano de todos os tempos, Luchino Visconti terá sua obra e vida homenageadas pelo Mia Cara 2019. O evento promove uma Maratona Visconti, com exibição de cinco de suas principais obras, no Cine Passeio dia 4 de junho e Cinemateca de Curitiba, dias 5 e 6 de junho. No dia 2 de junho, haverá ainda um debate sobre o trabalho do cineasta, com participação de Mardem Machado (critico de cinema) Fernando Britto (curador da DVD versátil), Fernando Severo (cineasta) e o curador da mostra Antonio Cava. Antes do debate será exibido um documentário sobre Luchino Visconti.  
A curadoria é do produtor Antonio Cava, que em edições passadas organizou mostras para o Mia Cara de outros grandes nomes do cinema italiano, de Pasolini a Sergio Leone. "Visconti foi um dos maiores diretores do século XX", comenta Cava sobre a escolha do diretor para a mostra. "Seus filmes são belíssimos painéis da sociedade, pintados com rigor e precisão de um gênio que cuidava de todos os detalhes: atores bonitos, cenografia impecável, luz elegante, trilha sonora clássica, figurinos perfeitos".
Luchino Visconti iniciou no cinema de forma curiosa: quando foi para a França, o italiano se tornou amigo de Coco Chanel, que o apresentou a Jean Renoir. O cineasta francês o convidou para trabalhar no filme "Um Dia no Campo" e, quando os dois vão para Roma, trabalham novamente juntos na direção da ópera "Tosca". Nos anos 1940, começa a dirigir seus primeiros filmes. Nos anos 50 ganha o Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza (por "Noites Brancas") e, em 1960, tem seu primeiro êxito comercial: o sucesso "Rocco e Seus Irmãos". Indicações ao Oscar e ao BAFTA o consagraram internacionalmente nos anos 70, e não parou de dirigir mesmo após um ataque cardíaco o ter colocado em uma cadeira de rodas. Faleceu em 1976, deixando um legado ao cinema italiano.
MARATONA DE FILMES - Cine Passeio
TERÇA 04 JUNHO
Cine Luz
14h00 - O Leopardo
"O Leopardo" ("Il Gattopardo", 1963) - Baseado no romance de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, é estrelado por Burt Lancaster, Claudia Cardinale e Alain Delon. Retrata o conturbado cenário político italiano dos anos 1870, durante a formação do Reinado da Itália.
17h30 - Violência e Paixão
"Violência e Paixão" ("Gruppo di famiglia in un interno", 1974) - O penúltimo filme do diretor conta a vida de um professor (Burt Lancaster) isolado, que acaba hospedando no apartamento de cima uma marquesa (Silvana Mangano) e sua família. O homem passa a se envolver nos dramas dos inquilinos.
20h00 - O Inocente
"O Inocente" ("L'innocente", 1976) - Tullio, um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX, está experimentando uma grande reviravolta em sua vida: após trair sua esposa Giuliana e fazer questão que ela descobrisse, ela está experimentando do mesmo remédio, já que ela acabou se apaixonando por um escritor. O pior acontece quando ele recupera o interesse pela mulher.
Cine Ritz
14h00 - Obsessão
Ossessione"Gino Costa (Massimo Girotti) é um andarilho que arranja um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá ele se envolve com a casada Giovanna (Clara Calamai), uma mulher inquieta, que só se casou com Bragana (Juan de Landa), o dono do local, por necessidade. Juntos eles planejam uma fuga, e ela convence o amante de matar seu marido para que eles possam ficar juntos. No entanto, tudo parece estar contra os dois.
17h00 - A Terra Treme
"A Terra Treme" ("La Terra Trema", 1948) - Um jovem pescador, após a Segunda Guerra Mundial, se revolta contra a exploração de seus superiores no porto da Sicília e tenta montar seu próprio comércio. O elenco é formado por atores não profissionais da região, seguindo a estética neorrealista.
20h00 - Morte em Veneza
"Morte em Veneza" ("Mort à Venise", 1971) - estrelado por Dirk Bogarde e Björn Andrésen, o filme é baseado no livro homônimo de Thomas Mann. A história acompanha o compositor Gustave Aschenbach passando férias em Veneza, quando desenvolve uma atração pelo jovem Tadzio. Em meio a este cenário, o cólera chega à Itália.
Terraço
20h00 - Noites Brancas
"Noites Brancas" ("Le Notti bianche", 1957) - baseado no conto homônimo de Dostoiévski, acompanha as investidas de Mario, um homem solitário, que tenta fazer a jovem Natalia esquecer de seu antigo namorado. Estrelado por Maria Schell e Marcello Mastroianni, recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza.
QUARTA 05 JUNHO
Cine Luz
15h00 - Vagas Estrelas da Ursa
Vaghe stelle dell'Orsa"Mesmo a contragosto, Sandra tomou uma decisão importante: retornar a sua aldeia de infância para cuidar dos negócios de sua família. O problema é que, ao chegar no local e tentar seguir a vida, memórias e diversos segredos do passado insistem em atormentá-la.
18h00 - Ludwig: A Paixão de Um Rei
"Ludwig" ("Ludwig", 1973) - drama inspirado na vida de Luís 2º da Baviera, rei que admirava Richard Wagner e era apaixonado pela prima do compositor, Elisabeth da Áustria. Usou toda sua fortuna para construir palácios, sofrendo uma acusação de insanidade. O rei é interpretado por Helmut Berger.
Cine Ritz
15h00 - Sedução da Carne
"Sedução da Carne" ("Senso", 1954) - Veneza, 1866. O movimento pela unificação da Itália está prestes a iniciar a guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria. A Condessa Livia Serpieri (Alida Valli), prima do Marquês Ussoni (Massimo Girotti), um dos líderes da resistência, é seduzida e apaixona-se perdidamente pelo tenente austríaco Franz Mahler (Farley Granger). Pelo relacionamento ela passa por cima de casamento, família, honra e pátria.
18h00 - Os Deuses Malditos
"Os Deuses Malditos" ("La caduta degli dei", 1969) - Alemanha, 1933. O barão Joachim Von Essenbeck (Albrecht Schoenhals) comunica que está deixando o seu império de usinas de aço nas mãos de um desconhecido. A ascensão do nazismo é analisado pela ótica de uma aristocrática família, que se digladia internamente na luta pelo poder, assassinado uns aos outros sem hesitação para alcançar seus objetivos.
Local: Curitiba - Cine Passeio aqui >
Sessões: 14h, 15h, 17h, 18h e 20h
Dia: 04 e 05 de Junho
Ingresso: Entrada Gratuita - Ingressos podem ser retirados diretamente no Cine Passeio, 1 hora antes do espetáculo.​​​​​​​
Categoria: Cinema

Confira outras programações em Curitiba!