fbpx

10 de março
Sesc Paço da Liberdade
das 16 às 18:30

La qualità che illumina.

L’energia del design per le persone e per l’ambienteL’

A qualidade que ilumina.

A energia do design para as pessoas e o ambiente.

Programação

Nina Bassoli
Arquiteta, pesquisadora e curadora, Nina Bassoli é responsável do projeto ‘Architettura, Rigenerazione urbana e Città’ (Arquitetura, Regeneração urbana e Cidade) na Triennale di Milano. Doutora pela Universidade IUAV de Veneza, formou-se no Politecnico de Milão, onde hoje dá aula de Projetação Arquitetônica. É redatora da revista ‘Lotus international’ desde 2008, tendo administrado palestras e conferências em várias universidades e instituições internacionais. É curadora de numerosas publicações e exposições, entre as quais ‘Arquitecture as Art’ no Pirelli HangarBicocca e ‘City after the City. Street Art’ no âmbito da XXI Exposição Internacional da Triennale Milano.

Jean Pierre Velo
Arquiteto e Urbanista. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR (1992) e com especializações em História da Arte (PUCPR), Comunicação Audiovisual (PUCPR), Educação Artística (FAP) e Psicologia Junguiana (PUCPR). Profissionalmente, tem experiência em vários setores do planejamento arquitetônico e da comunicação visual. Desde 2009 é membro da diretoria da FAVEP (Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná-Brasil) e como diretor secretário, gestor de convênios internacionais e idealizador de projetos culturais, organiza, ensina e coordena, desde 2007, na Itália (Região do Veneto), eventos culturais itinerantes para profissionais, professores e estudantes de arquitetura brasileiros, sobre o tema da relação entre ecologia humana, arquitetura e paisagem. Atualmente, em Curitiba, coordena o projeto italiano da primeira filial no exterior de SPdA – “Scuola Permanente dell’Abitare” e suas filiais de Montalcino e Veneza, bem como da edição brasileira da revista italiana ARTAPP (arte e cultura) e da edição internacional de Asolo Art Film Festival. É, também, membro fundador do “Movimento Città Ecoumane” (MCEU), que reúne arquitetos brasileiros e italianos.

Marcos Manzutti
Estilista autoral que tem como foco no seu design desenvolver uma moda atemporal, buscando um novo olhar ao que virou descarte.
E o planeta precisa de novas visões de futuro.
O reaproveitamento de materiais e uma necessidade, a reciclagem de materia prima e uma das formas de diminuir o impacto ambiental da indústria da moda.
Usando técnicas de Reuso como o upcycling e customização Manzutti, cria peças únicas, subvertendo a alfaiataria, desconstruindo e criando novas linguagens.

Produção de Moda e Direção Artística
Victor Salvaro
Produtor de moda; diretor criativo; stylist; figurinista; produtor de casting e caça talentos.
Descobriu modelos como Isabeli Fontana e outras Angels da Victorias Secrets; e atores como Diego Cristo e Alexandre Slaviero. “Meu diferencial são mais de 30 anos de carreira prezando a estética perfeita da publicidade. Trabalho com fotos de pessoas normais para elevar sua auto-estima.”

Assistente de produção: Roberta Canteri – Universidade Positivo
Modelos: Mega Models
Beleza: Sérgio Colaço
Figurinos: Coleção particular de Victor Salvaro das peças de Marcos Manzutti.
Bolsas: Projeto Supera feitas com matérias de descarte e um programa que ajuda na renda de pessoas com vulnerabilidade.
Bonecos: Cria Criatura da Tutti Stoco com sobras de tecidos doados.

Sobre

A Itália é o país com o maior número de empresas de design na Europa (30.867 empresas, 64.551 trabalhadores, um valor acrescentado de mais de 3 mil milhões, de acordo com os dados de 2021). Um setor que alimenta o sistema de produção nacional com inovação e competitividade. Este setor é constituído por milhares de empresas que, graças à intuição e ao trabalho de empreendedores engenhosos, capazes e corajosos, se foram transformando ao longo do tempo de pequenas oficinas artesanais em empresas industriais sólidas e em verdadeiros laboratórios de investigação e inovação.

Aquilo que sempre distinguiu o design italiano é a capacidade de construir relações virtuosas entre criatividade e produtos que permitiram às empresas do setor ultrapassar a atividade convencional de posicionamento de marketing e, em vez disso, propor uma construção de valor muito mais estratégica: o Made in Italy. É nestes locais de produção, tanto técnica como cultural, que acontece aquela magia em que uma ideia ganha forma e se transforma num objeto capaz de emocionar, onde se renova a grande tradição artesanal italiana, capaz hoje de se integrar com os processos industriais mais evoluídos e de agarrar as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais.

Perante o grande desafio ambiental, o setor do design é chamado a sintonizar-se com transformações radicais e inevitáveis: desde a reformulação dos modelos empresariais baseados na utilização eficiente de recursos até à dos produtos que têm de voltar a ser duráveis, recondicionáveis e reutilizáveis; desde sistemas industriais cada vez mais interligados e simbióticos, até ao desenvolvimento de plataformas que facilitem a colaboração entre utilizadores, instituições e empresas para permitir que os produtos voltem a entrar em processos industriais e depois sejam transformados em algo diferente.

Hoje, mais do que nunca, o design deve contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem habita e utiliza a manufatura do Homem: produtos híbridos, transformáveis e multifuncionais para as novas paisagens da casa, do trabalho e da hospitalidade.

Italian Design Day 2023

IDD 2023 – Indústria Criativa e Sustentabilidade – Alpi

1 of 2

Curitba 2023

fotos

Apoio

produção

Realização